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Escolinha do Trânsito mobiliza alunos da rede municipal de ensino de Araguaína durante o Maio Amarelo

No circuito, as crianças aprendem mais sobre a função das placas de sinalização, faixa de pedestre, semáforo, radares e outros elementos do trânsito. Ação segue até o dia 15.

14/05/2025 às 15h46
Por: Jalapão Notícias Fonte: Ricardo Sottero
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A Escolinha é uma iniciativa do BPMRED, que firmou uma parceria com a ASTT e a Ciretran de Araguaína para estender a atividade aos alunos das escolas municipais. / Fotos: Marcos Filho / Secom Araguaína
A Escolinha é uma iniciativa do BPMRED, que firmou uma parceria com a ASTT e a Ciretran de Araguaína para estender a atividade aos alunos das escolas municipais. / Fotos: Marcos Filho / Secom Araguaína

Dirigindo uma moto e um carrinho elétrico, e também atuando como pedestres, os alunos da Escola Municipal de Tempo Integral William Castelo Branco de Araguaína aprenderam um pouco mais sobre como se comportar corretamente no trânsito. A atividade lúdica foi realizada na manhã desta terça, dia 13, em um circuito montado no Espaço Cultural da cidade, dentro da programação do Maio Amarelo e sob a coordenação da ASTT (Agência de Segurança, Transporte e Trânsito).
 
Gabriela Fernandes Coelho, de seis anos, aluna do primeiro ano do Ensino Fundamental, disse que o momento mais legal foi quando ela pode dirigir o carrinho de brinquedo. E enquanto estava ao volante, ela disse que sempre ajuda os pais a dirigirem corretamente no trânsito.
 
“Quando eu vejo uma faixa de pedestre, eu aviso meu pai que tem gente passando. Eu gostei muito da placa com a bicicleta, porque mostra que tem gente passando de bicicleta por perto e temos que parar”, conta a aluna.
 
A Escolinha de Trânsito receberá mais alunos da rede municipal de ensino de Araguaína até o dia 15, das 8h30 às 10h30 e das 14 às 16 horas.
 
Parceria pela educação no trânsito
 
O circuito é uma iniciativa do BPMRED (Batalhão da Polícia Militar de Rodovia e Divisas), que firmou uma parceria com a ASTT e a Ciretran de Araguaína para estender a atividade aos alunos das escolas municipais.
 
Suziane Olímpia, coordenadora de Educação para o Trânsito da ASTT, ressalta que a experiência lúdica sempre gera um impacto positivo no aprendizado e uma das coisas que foi observado durante a atividade é que as crianças têm muito conhecimento sobre trânsito, identificam as placas, sabem o que elas significam e sabem exatamente o que é certo e o que é errado.
 
“Nessa experiência, eles estão sendo os nossos motoristas auxiliares, justamente para saberem como agir na prática. Quando os responsáveis estiverem com eles dentro dos veículos, eles vão saber orientar se estiverem fazendo alguma coisa de errado”, disse Suziane.
 
Cuidando do futuro
 
O Tenente Diogo Alves Miranda, comandante do 2º BPMRED, lembra que a fiscalização atua onde a educação para o trânsito não conseguiu êxito, por isso a Escolinha de Trânsito foi criada para ensinar para as crianças e os jovens as regras, as responsabilidades e as leis, promovendo um trânsito mais seguro e reduzindo os acidentes.
 
“Almejamos desenvolver as habilidades da própria criança, que desde cedo desperta para essa necessidade de respeitar, saber fazer uma curva, convergir para a esquerda, para a direita, o que significa essa placa ou aquela, entender que a velocidade não é primordial no trânsito, mas sim a segurança”, pontua o comandante.
 
Ações que já surtem efeito
 
A Escola Municipal de Tempo Integral William Castelo Branco é a pioneira no projeto Pequeno Cidadão, uma parceria entre a ASTT e a Secretaria Municipal de Educação. Dentro do currículo escolar, os alunos têm aulas e palestras sobre cidadania, trânsito, relações pessoais, responsabilidades, entre outros assuntos para o desenvolvimento integral dos jovens.
 
A coordenadora Isvaldina da Silva Conceição compartilha que os alunos conseguem absorver bem o conteúdo de trânsito e que frequentemente eles repassam esse conhecimento para os pais, principalmente quando estão no trânsito. Isvaldina enfatiza que o projeto Pequeno Cidadão já está dando resultados práticos.
 
“Nossas crianças têm, hoje, um outro perfil, um outro olhar para o trânsito, no respeito com os professores e também melhorou o trânsito na porta da nossa escola, porque as crianças têm transmitido isso aos pais”, conta a coordenadora.
 
O aprendizado na escola e no circuito de trânsito ajudaram o aluno Inácio Veneda Brandão, de 10 anos, a conhecer novas placas e entender melhor as leis de trânsito. “Eu achei bem legal a placa que tinha o desenho de uma vaca e a outra com um trator. Quando meus pais estão dirigindo, eu falo para eles tomarem cuidado com o semáforo e as placas, e não usar o celular”.

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Gabriela Fernandes Coelho, de seis anos, aluna do primeiro ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Tempo Integram William Castelo Branco
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Isvaldina da Silva Conceição, coordenadora da Escola Municipal de Tempo Integram William Castelo Branco
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Inácio Veneda Brandão, de 10 anos, aluno da Escola Municipal de Tempo Integram William Castelo Branco
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