Os estudantes do primeiro semestre do curso de Direito da Universidade Federal do Tocantins (UFT) realizaram, nesta quinta-feira (13/2), uma visita ao Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) pelo projeto “Por dentro do Palácio da Justiça”. Durante a atividade, os acadêmicos exploraram os diversos espaços do Palácio Rio Tocantins, incluindo o Tribunal Pleno, as Câmaras Cível e Criminal e o auditório.
A programação contou com a participação do servidor Fabrício Caetano, que conversou com os alunos e apresentou uma visão detalhada sobre a criação e a estrutura do Tribunal. Além disso, foram apresentados os papéis desempenhados pelos magistrados(as) e servidores(as), destacando a relevância do trabalho do Judiciário.
O assessor do Centro Acadêmico do curso de Direito da UFT, Matheus Dutra, ressalta que a oportunidade de visitar o Poder Judiciário serve como um incentivo para os novos universitários. “Essa é uma oportunidade incrível para entender o sistema judiciário, sendo uma forma de estímulo para os calouros estudarem e quem sabe futuramente trabalharem aqui”.
“A visita é muito importante para nos conectarmos ao nosso futuro. Conhecer um pouco mais da área nos dá experiência e abre portas para as nossas futuras escolhas”, disse o calouro Felipe Marques.
Visita
O projeto “Por dentro do Palácio da Justiça” visa promover um diálogo mais próximo entre o Judiciário e a sociedade. Por meio de uma abordagem interativa, o projeto possibilita que os visitantes conheçam a história do Judiciário tocantinense e compreendam melhor o funcionamento do sistema judicial.
Visitas guiadas podem ser agendadas para estudantes e o público em geral pelo e-mail do Cerimonial do Tribunal de Justiça do Tocantins ([email protected]).
Mín. 22° Máx. 30°