Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Guarda Municipal de Porto Nacional, em parceria com a Guarda Metropolitana de Palmas, promoveu nesta sexta-feira, 14, um Encontro de Mulheres no IFTO. O evento teve como objetivo fortalecer vínculos e proporcionar a troca de experiências entre as participantes. Estiveram presentes servidoras municipais, secretárias, representantes da Faculdade Unyleya, do Conselho das Mulheres e vereadoras.
A programação incluiu uma roda de conversa sobre os diferentes tipos de violência contra a mulher, além de uma demonstração da Mary Kay e a apresentação de projetos voltados ao público feminino. A comandante da Guarda Municipal, Adriana Araújo, destacou a importância de iniciativas como essa e ressaltou avanços recentes na defesa dos direitos das mulheres em Porto Nacional, como a nova Secretaria da Mulher, Clínica da Mulher e a Casa da Mulher Portuense. “Por ser a semana do Dia das Mulheres, a gente estendeu mais uns dias para estar realizando esse encontro, em parceria com a Guarda Feminina de Palmas e a Guarda Feminina de Porto Nacional. A violência contra mulheres e meninas é uma realidade cruel. Estamos aqui para trocar experiências e buscar formas de mudar esse cenário no Brasil”.
A subinspetora da Guarda Metropolitana de Palmas, Valdelice Oliveira, reforçou o propósito do encontro. “Em continuidade às comemorações, nós estamos aqui em Porto Nacional para fechar essa parceria, para a gente estar com as mulheres, fortalecendo, mostrando para elas que nós podemos estar onde queremos estar. E assim, esse é o momento onde a gente vai falar um pouco mais de nós, ouvir um pouco também sobre as mulheres de Porto Nacional, as guardas. Esse é o momento para a gente mostrar a nossa união, força e fortalecimento. Então, nós estamos muito felizes e agradecidas por esse momento e desejamos a todas, mesmo que já tenha passado, um feliz Dia Internacional da Mulher”, concluiu.
O evento também contou com a participação da palestrante Lara Lins, diretora do Carro Rosa Mary Kay, que abordou a importância do autocuidado. “Viemos aqui, em nome da Mary Kay do Brasil, prestigiar a Guarda Metropolitana. Dia 8 foi o Dia Internacional da Mulher. Então, a Guarda resolveu nos convidar para fazermos uma skincare, a mulher limpar o rosto, ter um momento para ela e, automaticamente, uma make básica para ela ter um perfil profissional. Você sabe que quando você se cuida, se autocuida, a sua produção aumenta. Então, nós estamos aqui para dizer o quanto esse momento do autocuidado, do autoamor é importante, não só trabalhar no mecânico”.
A psicóloga Nathanne Saraiva apresentou o projeto “Mulheres que Cuidam”, voltado para a saúde mental das guardas municipais e das esposas dos agentes da corporação. “Sou coordenadora do projeto ‘Mulheres que Cuidam’ em prol da saúde mental das guardas municipais femininas e das esposas dos guardas municipais de Porto Nacional. O projeto já estava em andamento, mas agora foi aprimorado. Ele foi publicado em uma revista e o nosso objetivo é colocá-lo em prática, acolher e cuidar de mulheres, de esposas e das guardas municipais”, explicou.
Mín. 22° Máx. 30°