A Coluna do CT, referência no jornalismo político do Tocantins, completou 20 anos de história nesta quarta-feira, 12. Lançada em 2005, a CCT foi pioneira ao se tornar a primeira coluna política do estado na web, com atualização em tempo real. Desde então, evoluiu de blog a portal de notícias, consolidando-se pela ética, credibilidade e compromisso com o interesse público. Ao longo dessas duas décadas, a CCT se destacou como o primeiro site de notícias atualizado em tempo real no Tocantins, com uma apuração vigorosa e ética, focada no interesse público e no combate às fake news.
Em um evento comemorativo, o jornalista Cleber Toledo, idealizador da coluna, anunciou uma nova fase da CCT, com apoio financeiro colaborativo. Ele agradeceu pelo suporte ao longo dos anos e destacou a importância dos assessores de imprensa como parceiros fundamentais. "Sempre defendi que o jornalismo precisa ir além dos releases. Agradeço profundamente a todos que estiveram conosco nesses 20 anos. E, especialmente, aos assessores de imprensa, que foram aliados essenciais na construção do nosso trabalho", pontuou. Ele também destacou a importância de olhar para além dos releases, abordando as demandas da sociedade com uma análise crítica. "Nosso trabalho vai além do que é enviado, pois é nossa responsabilidade contextualizar e analisar a informação a partir do interesse público", completou.
A jornalista Priscila Cavalcante, assessora de comunicação da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), ressaltou a importância do trabalho de Cleber Toledo para o jornalismo local. "O feito de permanecer 20 anos no jornalismo opinativo, crítico e de credibilidade é grandioso. Cleber é pioneiro em muitas coisas e representa muito bem a nossa classe", disse.
Wanja Nóbrega, diretora de Comunicação da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), relembrou o papel diferenciado da CCT desde os primeiros anos. "No período de gestão conturbada, o portal era a única fonte confiável. Cleber sempre se reinventou, mantendo-se na vanguarda do jornalismo tocantinense. Agora, com novas iniciativas, segue inovando e abrindo caminho para novas gerações", comentou.
Para Júlio Prado, ex-secretário de Comunicação de Palmas, a Coluna do CT alia profundidade e simplicidade. "Cleber mistura o sofisticado com o simples. A carta ao leitor, por exemplo, resgata a nostalgia do passado com maestria, mas em um dos produtos mais contemporâneos, como o Instagram. Ele valoriza o que é essencial: o cuidado com a comunicação", afirmou.
Já Élcio Mendes, atual secretário de Comunicação de Palmas, celebrou a trajetória da Coluna. "Vi a Coluna do CT nascer e desbravar o mercado. Cleber abriu portas e consolidou um espaço fundamental para o jornalismo político no Tocantins", destacou.
Alessandra Barcelar, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Tocantins (Sindjor), parabenizou o jornalista pela trajetória inovadora. "Cleber é um exemplo de persistência e inovação. Ao longo desses 20 anos, ele se reinventa a cada passo, sempre trazendo novidades e fazendo o jornalismo de credibilidade. Ele tem mostrado para todos nós, jornalistas, que é possível acreditar e continuar investindo em um jornalismo que faz a diferença", ressaltou.
Com mais de 150 mil leitores mensais e 35 mil seguidores nas redes sociais, a Coluna do CT segue como um instrumento de cidadania e referência no combate à desinformação. A nova fase, com financiamento colaborativo, promete fortalecer ainda mais a conexão com a audiência e a qualidade da informação que movimenta o xadrez político tocantinense.
Mín. 22° Máx. 32°