Ao todo, cada um tem 365 páginas para preencher ao longo de 2025 e o início de um novo ano marca um momento importante de virada de chave: é hora de cuidar melhor da saúde. E não adianta apenas correr para academia. Vale a pena fazer também uma check-up médico.
O câncer, por exemplo, é a segunda principal causa de morte no mundo. No Brasil, segundo o Observatório de Oncologia do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, a doença deve se tornar a principal causa de morte entre 2029 e 2030, ultrapassando os problemas cardiovasculares. Óbitos que, em sua maioria, poderiam ser evitados por meio da prevenção.
O oncologista clínico do Instituto Oncológico do Tocantins, Dr. Gleisson Perdigão, explica que boa parte das mortes por câncer ocorrem em função do diagnóstico tardio. “As pesquisas do Instituto Nacional de Câncer, o Inca, mostram que as chances de cura chegam a 90% em alguns tipos de cânceres quando se descobre o problema na fase inicial. No entanto, a doença pode começar de forma silenciosa e quem não tem costume de realizar acompanhamento médico regular ou de procurar ajuda quando surge algum sintoma corre risco”, alerta o médico.
Ainda segundo o especialista, alguns fatores são indicativos de que você já devia ter procurado um oncologista. “A gente sempre chama a atenção de quem tem histórico de câncer na família, já que a doença pode ser hereditária. Além disso, hábitos como tabagismo, consumo excessivo de álcool, sedentarismo e má alimentação também são preocupantes e podem estar associados ao surgimento do câncer”, acrescenta o médico. Apesar da gravidade da doença, com o avanço da medicina e um diagnóstico precoce, as chances de cura aumentam a cada dia.
Para isso, exames preventivos são fundamentais. A mamografia detecta o câncer de mama em estágios iniciais, enquanto o Papanicolau previne o câncer de colo do útero. Homens a partir dos 50 anos devem realizar exames de PSA e toque retal para identificar o câncer de próstata. Já a colonoscopia e a tomografia de baixa dosagem são indicadas para rastrear cânceres de cólon e pulmão, respectivamente. A escolha dos exames deve sempre levar em consideração fatores como idade, histórico familiar e hábitos de vida, sendo o acompanhamento médico fundamental para orientar quais testes realizar.
Sobre o Instituto Oncológico do Tocantins
Com 11 anos de atuação, o Instituto Oncológico do Tocantins se destaca como referência no tratamento do câncer, oferecendo atendimento humanizado e especializado. A clínica reúne especialistas em oncologia, mastologia, cirurgia, hematologia, coloproctologia e reumatologia, oferecendo uma abordagem completa. Além de tratamentos como quimioterapia, hormonioterapia e imunoterapia, o Instituto atua no rastreamento e controle da doença, garantindo suporte em todas as fases do tratamento.
Mín. 22° Máx. 23°