A Secretaria da Saúde de Araguaína levou para o Parque Cimba uma série de atendimentos gratuitos para a população no Dia D Rosa, que encerrou a programação do Outubro Rosa, no último dia 25. Todas as atividades foram voltadas para a conscientização, autocuidado e incentivo aos exames preventivos para detecção precoce dos cânceres de mama e de colo do útero.
A ação ao ar livre contou com a parceria de universidades e faculdades locais, com estudantes auxiliando nos atendimentos de saúde, orientação nutricional e jurídica. Além da Carreta da Saúde da Mulher, em parceria com o Hospital do Amor, a Secretaria da Saúde também disponibilizou uma clínica móvel para atendimentos odontológicos e distribuição de kits de higiene bucal, além de um local para a atualização da carteira de vacinação e orientação sobre DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis).
“Eu comecei a dar mais atenção a esse tipo de cuidado no ano passado, desde então venho fazendo os exames preventivos periodicamente. Demorei para começar, mas hoje sei a importância disso para a nossa saúde e aproveitei a oportunidade para fazer o exame hoje”, contou a dona de casa Ana Pereira, de 59 anos.
Muita informação e ação
A campanha de conscientização Outubro Rosa foi executada durante todo o mês nas 22 unidades básicas de Saúde e contou com a presença da Carreta da Saúde da Mulher por vários bairros de Araguaína. No atendimento móvel são realizados exames preventivos de mamografia e Papanicolau, essenciais para a detecção precoce dos cânceres de mama e de colo de útero, os que mais afetam o público feminino.
“Esses exames são oferecidos durante o ano todo pelo nosso serviço de saúde municipal, na Clínica da Mulher, mas esta ação funciona para multiplicar o trabalho de conscientização. O exame preventivo salva muitas vidas e é de extrema importância para detectar um câncer ainda em estágio inicial, aumentando as chances de tratamento”, explicou a secretária da saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia.
A aposentada Raimunda da Luz aproveitou a oportunidade para dividir com outras mulheres a sua experiência. Há 14 anos ela enfrentou o câncer de mama e hoje ressalta a importância do diagnóstico precoce.
“O câncer é uma doença que nos ensina a viver. Para aquelas mulheres que não enfrentaram essa luta, eu digo que cuidem da sua saúde, façam os exames preventivos e, caso seja preciso enfrentar essa doença, que seja o mais rápido possível, aumentando a chance de vencê-la”, afirmou.
Além dos atendimentos, o público também pôde participar de diversas atrações no local, como aferição de pressão e glicemia, massagem, aulas de dança e show de música ao vivo.
Como se prevenir
A recomendação do Ministério da Saúde é que a mamografia seja realizada uma vez por ano para mulheres entre 40 e 49 anos, e duas vezes para quem tem entre 50 e 69 anos. Já o Papanicolau é indicado para todas as mulheres entre 25 e 64 anos.
As mulheres que ainda não fizeram o exame podem realizar o Papanicolau em qualquer uma das 22 UBS de Araguaína, ou procurar a unidade do Hospital de Amor no Instituto de Prevenção para fazer o exame de mamografia. O local também é conhecido como Clínica da Mulher de Araguaína e está localizao na Rua Colinas, nº 768, no Setor Vila Norte. O atendimento pode ser agendado pelo telefone 3413-6000, disponível também via WhatsApp.
Mín. 22° Máx. 33°