A VLI – companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais – realizou ações de combate à exploração e abuso sexual infanto-juvenil por meio da conscientização de caminhoneiros nos terminais integradores de Porto Nacional e Palmeirante no Tocantins, nos dias 25 e 30 de julho.
As ações fazem parte do programa Na Mão Certa, iniciativa da Childhood Brasil incorporada pela companhia quando assinou, em 2021, o Pacto Empresarial Contra a Exploração de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras. Durante as atividades, foram distribuídos cheirinhos de carro com informações de como denunciar esse crime (Disque 100) e lixeiras veiculares com o tema da campanha para mais de 100 caminhoneiros.
Além de parabenizá-los pelo Dia do Motorista, comemorado em 25 de julho, a conversa também abordou o papel desses profissionais nas estradas como agentes no combate à exploração e abuso sexual infanto-juvenil. Os caminhoneiros foram sensibilizados sobre a importância de sua atuação como parceiros na proteção de crianças e adolescentes e receberam materiais informativos para reforçar essa mensagem.
Por meio de rodas de conversa internas e sensibilização externa, a VLI vem desenvolvendo campanhas com o objetivo de reafirmar esse compromisso. Além do Dia do Motorista, a VLI promove ações de conscientização em outras duas datas importantes: 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e 16 de setembro, Dia do Caminhoneiro.
O analista de Relacionamento Institucional e Comunidades da companhia, Fernando Ferreira, reforça a importância das ações. “Em pelo menos três datas durante o ano, a VLI realiza essa ação. Nossa abordagem é construtiva, nós entendemos que os caminhoneiros, pela natureza do seu trabalho, se tornam um agente fiscalizador para combater esse crime”, diz Ferreira.
Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Por quatro anos consecutivos entre as três companhias mais inovadoras do setor de Transporte e Logística no ranking do Valor Inovação, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.
Mín. 21° Máx. 28°